Reflexão Global
A disciplina de Projecto é desvalorizada e só aqueles que, de facto, aprendem alguma coisa é que conseguem ter a noção da complexidade desta cadeira. Na generalidade, os alunos consideram uma disciplina inútil, que não está relacionada com o curso de Economia e que é uma “disciplina de português”.
No início do semestre e visto que sou repetente desta disciplina, estabeleci logo metas que pretendia alcançar: realizar todos os trabalhos com o objectivo de aprender alguma coisa e não de “despachar trabalho” e concluir a disciplina com boa nota. Como já conhecia o modo de funcionamento de Projecto I foi mais fácil definir o caminho a seguir. Esta disciplina não é difícil no sentido de não haver necessidade de estudo mas desenvolve as nossas competências transversais. Isto porque todas as semanas temos a entrega de um trabalho, com um prazo e éramos obrigados a presenciar as aulas para poder realizar a entrega dos trabalhos. Assim, existem regras a cumprir que, essencialmente, definem esta disciplina. Temos de ir a uma aula, onde falamos sobre o trabalho e temos um prazo de entrega deste. Alem disso, todos os trabalhos incorporam temas/assuntos diferentes que por vezes servem como exemplo a seguir na nossa vida futura.
Como futuros gestores temos de saber comunicar tornando fundamental o “saber escrever”. Alem de gestores empresariais temos de saber gerir o tempo e cumprir prazos pois “Tempo é dinheiro” e não podem haver desperdícios. Esta questão do planeamento de tarefas e gestão temporal também é abordada ao longo do semestre em Projecto I. A inserção do safe assignment faz com que os alunos sintam pressão na entrega dos trabalhos e, assim, implicam rigor bem como o control do plágio dos trabalhos.
Porém, existem trabalhos com pouco interessa como por exemplo a Critica da Imagem, a Narrativa Escrita e Fílmica pois são direccionados para áreas como o marketing ou mesmo para a arte. Nunca é demais aprender mas penso que estão um pouco desenquadradas do foco principal.
Falando um pouco sobre o e-portfólio considero uma boa estratégia de organização de trabalho. No ano passado, era feito manualmente, tínhamos uma capa onde depositávamos todo o trabalho. No entanto, era de difícil consulta e manuseamento e não havia datas associadas, por exemplo. Agora, com o e-portfolio, a data da publicação fica registada, é muito mais fácil fazer uma alteração num trabalho, a apresentação é mais agradável, não existe dispêndio de papel e é de fácil consulta. Considero que é mais uma medida que foi tomada que conseguiu incrementar a disciplina de Projecto I. Alem da componente estrutural, julgo que a valorização que agora é feita à parte da reflexão do trabalho é muito importante para a aprendizagem do aluno. Não fazia sentido que tivesse mais peso, por exemplo, o cumprimento das regras de elaboração de um resumo se, á posteriori não havia a correcção nem uma reflexão sobre este. É essencial que os alunos entendam o que correu e o que correu mal, o que aprenderam e o a importância para o seu futuro. No modelo antigo, se um aluno não tivesse jeito para elaborar um logótipo era automaticamente penalizado na avaliação, o que não e justo quando o que queremos e desenvolver competências transversais.
Desde o início do semestre que tem havido um desenvolvimento da minha capacidade de escrita e isso é notável nas avaliações. Penso que tenho vindo a aumentar a minha dedicação à disciplina e aos próprios trabalhos apesar de as avaliações não terem vindo a aumentar de forma proporcional. Quando falo de uma evolução estou a referir-me ao meu desenvolvimento intelectual e à visão das coisas. Passo a exemplificar: Senti dificuldades na realização do resumo do texto de Orwell pelo facto de ser em inglês e não ter grande capacidade de síntese; no entanto, duas semanas depois, foi proposta a actividade do caça ao tesouro onde, entre muitas coisas, foi pedido que fizéssemos o resumo do texto encontrado. Aí, já estava mais à vontade, a minha avaliação foi superior e já me deu mais gozo elaborar o resumo.
Um ponto menos bom desta disciplina está relacionado com o Teste/Exame Final. Penso que é uma prova muito longa, onde querem avaliar a nossa capacidade de escrita mas que se por acaso corre mal, é desvalorizar o trabalho de um semestre. Se por acaso um aluno estiver doente, tiver um acidente, não existe prova de recurso deitando o trabalho de meses por água abaixo. Alem disso, acho que o nível de dificuldade do texto é muito elevado, quando comparado aos leccionados durante o semestre. A meu ver, é um ponto que deve ser repensado pela equipa docente.
Concluindo, esta disciplina é útil e exige um esforço por parte dos alunos direccionado para o rigor e não para conceitos técnicos. É pena que apenas a Universidade Católica inclua esta cadeira no programa pois todos os alunos de qualquer curso devem ter disciplinas que preparem os seus estudantes para o mercado de trabalho e não apenas sobrecarregá-los com matéria teórica que não conseguirão aplicá-la no futuro se não possuírem competências transversais adequadas.
Quanto à concretização dos objectivos enunciados em cima, penso que vou conseguir cumpri-los estando um pouco ansiosa pela nota do Exame. Julgo que o meu desempenho ao longo do semestre foi bom e adequado ao esforço que tenho vindo a demonstrar. Considero que a continuidade e evolução dos trabalhos deve ser valorizada pois o resultado final tem de ser analisado com base no desempenho que tem vindo a ser incrementado de forma progressiva.
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